Donaflor

VarandaPrimavera

É tempo de renascer, florescer e colorir.

Donaflor

Contemplando a simples poesia do ser e estar, o ambiente se transforma em um convite a contemplação ao lado de quem amamos...

Existem momentos na vida – mesmo o mais simples entre eles – em que a consciência e a beleza do pleno existir nos toca e acalenta. Durante o caminhar em uma praia, onde o final da tarde sustenta o brilho já tímido e delicado do sol que se põe, a sensação é de que o tempo se paralisa para que apenas a poesia do ser e estar nos mova adiante.

A existência contemporânea não nos abre espaço com seu fluxo agitado, pragmático e rigoroso. Encontrar maneiras de se permitir instantes em que o respiro se torna palpável, em que o sobreviver se transmuta em potente presença, é um ato acolhedor de viver os nossos dias.

O ser humano carrega intrínseco ao seu DNA o princípio da transformação. Se adaptar a constante movimentação que nos abrange faz parte de quem somos, e, como se tivéssemos uma primavera particular inerente ao nosso íntimo, renascemos, florescemos e nos elevamos para colorir.

Ressoando pujante em seu interior, tal narrativa inspirou Juliana Pippi a tecer, em parceria da DonaFlor Mobília, o conceito da ‘Varanda Primavera’, espaço de experiência lúdica e verve artística pulsante que apresenta a nova coleção outdoor da marca.

Em tempo de se fazer presente, de conviver e viver ao lado daqueles que mais nos importam, de genuína alegria até mesmo nos pequenos detalhes cotidianos, de desfrutar do conforto de nosso lar, de contemplar e respirar, de encantamento pelo que é real, o ambiente reflete o desabrochar da leveza apostando na tonalidade do Rosa Claro como principal elemento. Como se não bastasse, a arquiteta, eterna apaixonada pela beleza da bossa hereditária de nossa brasilidade, também desenvolveu como lançamento para a marca a corda Náutica e a Fibra Sintética, batizando as novas cores de ‘Rosa Primavera’.

Donaflor

Abundante em traços contemporâneos, o projeto engloba uma curadoria de design poética, contando com peças lançamentos e outras que chegam em uma nova releitura. Tal seleção foi idealizada a partir da parceria entre a profissional e a criatividade de Marcelo Yamasita, designer e diretor da DonaFlor, e de Mila Rodrigues, também designer e curadora de produtos da marca.

Antes de mais nada, o ambiente se transformou em uma ode ao viver bem, com itens aclamados por sua delicadeza divertida e pela paleta de cores harmônica. O impactante Gazebo Shoji, desenho original de Juliana, apresenta a versão verão com a Tela Solar Nude, a qual proporciona uma área de sombreamento e bem-estar para terraços, varandas e jardins.

Pontuada por elementos que fazem referência a essência de pertencimento que a natureza nos proporciona, a linha Maresia, lançada na Varanda Primavera, foi assinada pelo Estúdio DonaFlor e é composta por poltronas, espreguiçadeiras e pufes ovais/retangulares, onde seu conforto nos transporta a dunas de areia que se conformam e abraçam o corpo graças a suas formas orgânicas. Com alças feitas de nós navais, permitem que sejam levados do sol para a sombra com facilidade.

Também desenvolvidos pelo Estúdio DonaFlor, o Brisa Balanço, de formas sinuosas e inspiradas na folha de gerânio, e o Tapete Ara Rayas, com tramas referentes as palhas utilizadas por pescadores para forrar tetos e fazer cestas, traduzem o conforto priorizado para toda a coleção 2023.

A Varanda Primavera ainda reúne outros expressivos nomes do design brasileiro, como Daniela Ferro que, esse ano a pedido da marca, assina a Prosa Champanheira, peça que, com um grande recipiente côncavo em alumínio tonalizado, é ideal para armazenar gelo e bebidas; assim como a lanterna Clara, produzida artesanalmente em cerâmica de alta temperatura e que conta com cúpula tramada em corda náutica, com bateria autônoma e recarregável; e a nova versão da Mesa de Centro Tiê, já existente na versão lateral, e que agora com novo tom nude e novas proporções compõe o espaço e pode ser usada tanto como mesa lateral, como ainda de centro.

Outro destaque da composição de interiores foi desenhado por Mila Rodrigues, sendo batizado de cachepô Varanda. Inspirados na forma de trabalhar a cerâmica artesanal no torno, ele foi executado em fibra sintética e com rodízios na sua base, dessa maneira funcionais na manutenção e movimentação, além de apresentar nova tonalidade na composição da trama, o ‘Rosa Primavera’ de Juliana Pippi. Já o sofá contorno, de Rejane Carvalho Leite, ganha uma nova roupagem na edição deste ano.

Foram escolhidos, também, algumas peças já consideradas ícones da marca, que chegam para apresentar as novas cores da linha nas cordas e fibras, como as floreiras Pingo e Ring, além da queridinha ‘BirdHouse’, assinada por Lattoog.

Para completar a cenografia do espaço, a arquiteta ainda escolheu as formas orgânicas das cerâmicas de Heloísa Galvão e apresenta as lindas "flores de papel crepom", as quais fazem parte do projeto social ‘Minha Casa em Mim’, fruto do trabalho desenvolvido pela Fundação Renova e pela ACG com treze grupos de artesãs de Minas Gerais sob a curadoria de Ronaldo Fraga.

Entre muitas outras coisas, a Varanda Primavera é um convite ao bem-estar e a leveza que traduz a alegria do ser brasileiro, afinal, a vida é mais feliz lá fora.

Marcelo Yamasita

Em 2023, chegamos na quarta edição da Varanda DonaFlor, um projeto idealizado por Juliana Pippi que sintetiza nosso pensamento como marca. A DonaFlor desenvolve design para o bem estar das pessoas, inspirados nas cores e formas naturais, onde materializamos nossas raizes. No espaço varanda, o olhar refinado, a alma leve, a nossa paixão pela arte, pela música e uma forte conexão com a natureza estão presentes. Este trabalho, reflete o lifestyle DonaFlor, na varanda, você sente a essência da marca em cada produto.

Marcelo Yamasita

Diretor Comercial

Mila Rodrigues

“Na coleção Primavera focamos em produtos que são puro conforto. Estofados que são um convite a se entregar e relaxar. Os pufões são leves e portáteis para permitir que no seu momento de descontração você adapte a ambientação. A champanheira Prosa é mais que uma mesa de centro, ela é um hub onde todos se colocam ao redor para conviver e interagir. As lanternas Clara são portáteis e auxiliam a curtir um final de dia com uma luz aconchegante. Essa é uma coleção acima de tudo leve e versátil.”

Mila Rodrigues

Curadora

Juliana Pippi

"É tempo de renascer, florecer e colorir. Tempo de se fazer presente , de viver o presente. De conviver , viver “com” as pessoas que mais nos importam , de momentos simples e sinceros em família e com os amigos. Tempo de alegria verdadeira nas atitudes do dia a dia. Tempo de desfrutar o conforto em casa , de contemplar um lindo fim de tarde, respirar fundo contemplando um pôr do sol rosa e deixar desabrochar esse encanamento pelas coisa mais simples que trazemos dentro de nós."

Juliana Pippi

Arquiteta