03 JULHO, 2023

Peça feita em parceria por Sérgio Matos e DonaFlor Mobília participa de ações em Olinda e Recife

A poltrona Manta Negra esteve no estande da preview DW! Semana de Design e na exposição Plural: Mãos e Almas – O encontro do artesanato, da arte, do design e da indústria brasileira em Pernambuco
Acima, poltrona Manta Negra, de Sérgio Matos, em sua versão original.
A poltrona Manta Negra, assinada por Sérgio Matos para a DonaFlor Mobília, desembarcou em Pernambuco.

A peça participou de dois importantes momentos artísticos do estado: em Olinda, fez parte do estande da preview DW! Semana de Design, na Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato); e, em Recife, participou da mostra Plural: Mãos e Almas – O encontro do artesanato, da arte, do design e da indústria brasileira em Pernambuco. 

Criação do designer mato-grossense conhecido internacionalmente, a poltrona Manta Negra tem como referência a Arraia Jamanta, uma das maiores arraias encontrada no litoral brasileiro, conhecida também como Manta. Unindo alumínio e corda náutica, o móvel assinado exclusivamente para a DonaFlor Mobília garante durabilidade e diversas possibilidades estéticas.

No estande de 80 m² da preview DW! Semana de Design, em Olinda, Manta Negra compartilhou o espaço com criações de outros artistas, artesãos, designers e marcas, entre eles Zé Bezerra, Fábio Melo, Eduardo Cavalcanti, Lama Bioconstrução, Caio Lobo, Iris Marcolino, Luis Benicio, Tapetah, André Menezes e Alex Marinho.

Já no quinto andar do Edifício Pernambuco, em Recife, a exposição contou com diversos outros criativos da região. No mesmo espaço, Luis Benicio, Marieta e a Associação Mimo as Terra, Altinho/PE, interpretaram três exemplares da poltrona. Sérgio Matos cedeu as peças para serem trabalhadas de forma autoral com técnicas e materiais que representam esse encontro de mundos entre o design, o artesanato, e a indústria. 

A Fenearte é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec), da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), Secretaria Estadual de Turismo e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)/Secretaria Estadual de Cultura (Secult).   

POST POR

DonaFlor Mobília